sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Fixismo

Em 8 vídeos uma breve história do fixismo... um resumo da bíblia:

















FIXISMO:

Fixismo é uma teoria biológica segundo a qual as espécies vivas sempre foram as mesmas e nunca sofreram qualquer tipo de evolução desde a sua criação. Segundo as teorias fixistas, os indivíduos teriam permanecido imutáveis ao longo do tempo. Essa teoria é conhecida como Princípio da Imutabilidade das Espécies.

Por volta do séc. XVII, John Ray, clérigo e naturalista inglês, catalogou as plantas que encontrou nos arredores de Cambridge. Este acontecimento foi o primeiro catálogo sistemático de que se tem notícia. Baseando-se pelas idéias de John Ray, Carl Von Linné (Linnaeus) propôs um sistema de classificação dos seres vivos em que ainda nos baseamos nos dias actuais e o publicou num trabalho chamado "Systema Naturae", classificando os seres vivos segundo categorias hierárquicas. Linné baseou-se no pensamento tipológico, que diz, em síntese, que os diferentes tipos de seres vivos eram como cópias defeituosas ou imperfeitas de um certo tipo ideal e perfeito. Linné reuniu os seres vivos semelhantes como sendo da mesma espécie. Linné, bem como todos os naturalistas da sua época, acreditavam que todos os organismos haviam sido "criados" como estavam na natureza e que não havia variação no número de espécies desde a criação do mundo.

Então, a partir daí, surge uma pergunta: Como terão surgido as espécies ancestrais?

É a partir desta pergunta que surge a hipótese da geração espontânea - as espécies seriam constantemente formadas a partir de matéria não viva, mediante determinadas condições e sob a acção de um "princípio activo" presente na matéria e que, por si só, era capaz de gerar vida.

Mais tarde, no séc. XVIII, após a descoberta de inúmeros fósseis (por Georges Cuvier), criou-se uma nova hipótese, o Catastrofismo, que admite que na história da Terra terão havido uma sucessão de catástrofes geológicas que teriam destruído as espécies existentes, surgindo assim outras espécies vindas de outras regiões.



Nenhum comentário: